segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O QUE NÃO FOI DITO SOBRE O HAITI

Hugh O'Reilly

A cobertura de imprensa sobre a tragédia do Haiti não podia ter sido mais eficiente. Todos nós nos inteiramos e lamentamos nossos milhares de vizinhos que perderam suas vidas em questão de minutos como vítimas do terrível terremoto de 12 de janeiro e que prosseguiu em 20 de janeiro. Vimos o pânico, a tristeza e a desolação nos rostos dos haitianos.

Apenas as causas naturais são suficientes para explicar a tragédia do Haiti?

Quando vemos suas fisionomias, uma pergunta nos vem inevitavelmente à mente: "Se isto ocorreu no Haiti, quem pode garantir que não acontecerá amanhã aqui onde vivo?" Se bem que se possa encontrar esta reação em qualquer lugar do mundo, é particularmente intensa na Califórnia, em cujo litoral se localiza uma perigosa falha geológica que pode se abrir a qualquer momento e causar uma catástrofe similar. Essa aflição silenciosa é também intensa nas pessoas que vivem em nossos estados mais próximos ao Mar do Caribe – Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Florida – que compartilham com o Haiti, em relação aos desastres meteorológicos, a instabilidade característica desta zona.

Basta a solidariedade internacional para a reconstrução do Haiti?

Todo tipo de conselhos circula na Internet sobre como se comportar no caso de um terremoto atingir a sua própria cidade. Pode ser vital a pessoa saber que não deve permanecer dentro de seu automóvel que está dirigindo; se está dentro de uma casa, não deve permanecer sob o caixilho da porta, mas é melhor estender-se no chão ao lado de um sofá, cama ou mesa para evitar ser esmagado pelos escombros que caem. Esta informação pode ser muito útil, com certeza nossos numerosos grupos de auxílio emergencial incluirão estas e outras instruções nos seus folhetos e volantes de esclarecimento público.

Os rituais do vudu atrasaram o sepultamento dos corpos


Também é notável o grande sentimento de solidariedade para com o povo do Haiti que a hecatombe provocou em todo o mundo. De toda a parte tem vindo generosas doações para ajudar as vítimas, e equipes especializadas de socorro tem sido enviadas por governos e associações humanitárias.

Tenho a suspeita de que muitos "vigaristas" também estão presentes na mídia, usando o Haiti como um pretexto para angariar dinheiro que nunca chegará ao seu destino. Também tenho algumas dúvidas sobre o que pode ser feito por alguns dos grupos de assistência enviados ao Haiti. Tendas de campanha foram instaladas, postos de suprimentos médicos e alimentícios já estão em operação, e os militares norte-americanos encarregaram-se dos serviços essenciais a fim de reconstruir o país o mais breve possível. Em conseqüência, há um excesso de gente que vem com idéias "brilhantes" para resolver uma situação cuja solução – ainda que demorada e dolorosa – não é tão difícil de administrar. Isto só pode servir para aumentar a dramática situação dos problemas.

Deste modo, a apocalíptica situação do Haiti vem sendo manchete da mídia com garantia de que – tanto quanto possível – tudo está sob controle e assim todos se contentam: "Nós fizemos tudo o que podíamos fazer..."

O que está sendo esquecido



Sobre Fátima, o Cardeal Mario Luigi Ciappi disse: "no Terceiro Segredo, entre outras coisas, foi predito que a grande apostasia na Igreja começaria pelo seu topo"


Não obstante, a meu ver algo muito importante está sendo esquecido. As profecias de Fátima foram dadas ao mundo para evitar um grande castigo que viria se as advertências de Nossa Senhora não fossem ouvidas e levadas a sério. Enquanto alguns católicos levaram de fato Fátima a sério, é indiscutível que nem o conjunto da humanidade nem um expressivo número de católicos mudaram suas vidas.

O comunismo continua espalhando seus erros pelo mundo, inclusive no Vaticano. Temos visto a corrupção dos costumes alcançar um ápice sem precedente na história. Assim, é muito razoável que comece o prometido castigo. "Muitas nações serão aniquiladas", anunciou Nossa Senhora em Fátima. O tsunami de 26 de dezembro de 2004 nos deu uma idéia do como a fúria do oceano pode realizar isto em questão de minutos. Agora, o terremoto no Haiti nos dá uma idéia de como a fúria da terra pode fazer o mesmo.

Ambas as catástrofes me pareceram causadas por Anjos que vêm executar a tarefa de destruição decretada por Deus. Golpearam só uma parte do globo, como se estivessem ainda nos dando tempo para nos arrependermos. Mas acredito que as legiões de anjos vingadores estão prontas para executar os castigos previstos em Fátima.

O significado dos acontecimentos no Haiti



A causa do castigo: o arcebispo Serge Miot, no círculo, sempre favoreceu o sincretismo entre o Catolicismo e o Vudu


Há uma mensagem nos acontecimentos do Haiti? Creio que sim. Eu ouvi algumas pessoas – muito poucas porque a maioria evita abordar esta questão – dizendo que o Haiti foi castigado por sua adesão ao vudu. Dado que os haitianos adoravam o demônio, Deus os teria castigado.

A meu ver, isto é apenas uma parte da causa. A razão completa para o castigo é o diálogo que a Igreja Católica estabeleceu com o vudu. Este diálogo foi a tal ponto que hoje no Haiti – com a bênção do Arcebispo – os católicos e os seguidores do vudu se mesclaram. Considerável parte da população pertence simultaneamente a ambas as religiões, alguns adoram apenas o verdadeiro Deus, e outros adoram o Diabo.


O soldado brasileiro Luis Diego Moraes segundos após o terremoto filmou os escombros da igreja em que estava a pediatra Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que morreu juntamente com 15 sacerdotes. Um crucifixo ali ficou em pé e intacto.

Creio que a absurda política da Igreja Conciliar, sustentando que é possível louvar a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo, é realmente a causa do castigo. Apoiando esta opinião, temos o espetacular desaparecimento do Arcebispo Joseph Serge Miot, que caiu da sacada de seu palácio, a morte de seu Vigário Geral, o bispo D. Charles Benoit, e também a morte de seu Chanceler, Pe. Cherie, que morreu quando o palácio desmoronou. Eles foram os líderes da Arquidiocese responsáveis diretamente por essa política. É também digno de atenção que mais de 100 sacerdotes e freiras morreram (The Tablet, 23 de janeiro de 2010). Ademais, a catedral do arcebispo desmoronou, como também inúmeras igrejas.

Em síntese, penso que o Haiti foi castigado pelo pecado do diálogo inter-religioso com o vudu, uma das formas mais explícitas de satanismo conhecidas. É um símbolo do erro de toda a política de diálogo e ecumenismo defendido pelo Vaticano II.
fonte: www.sacralidade.com

Nenhum comentário: